Segundo o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista de Educação, Rafael Brito (MDB/AL), esse aumento nos números é resultado dos programas de incentivo financeiro que oferecem bolsas aos estudantes. Ele destacou que iniciativas como o Cartão Escola 10 em Alagoas e o programa Pé-de-Meia do governo federal têm incentivado os jovens a concluírem o Ensino Médio e participarem do ENEM.
O programa Pé-de-Meia, inspirado no Cartão Escola 10 de Alagoas, oferece bolsas mensais, exigindo 80% de permanência em sala de aula e poupança no final do ano letivo para os estudantes de famílias inscritas no CadÚnico. Além disso, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio recebem R$ 200 pela participação no ENEM.
De acordo com os dados do Inep, 94% dos concluintes do ensino médio da rede pública do Brasil se inscreveram no exame este ano, representando um aumento de 36% em relação ao ano anterior. O deputado Rafael Brito ressaltou a importância de criar estratégias para incentivar a participação dos jovens no ENEM e destacou a necessidade de ações como a isenção da taxa de inscrição, a gratuidade no transporte nos dias da prova e a bolsa do Pé-de-Meia para os concluintes que participaram dos dois dias do exame.
O Cartão Escola 10, criado em 2021 pelo então secretário de educação de Alagoas Rafael Brito, foi fundamental para inspirar o programa Pé-de-Meia do governo federal. Em dezembro de 2022, o deputado foi convidado para integrar a equipe técnica de educação do grupo de transição do governo e compartilhou sua experiência com o programa. Segundo ele, ampliar essa política para estudantes de todo o Brasil foi uma promessa de sua campanha e uma conquista importante para a educação no país.