Nos dias 10 e 11 de junho, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) estará presente em Delmiro Gouveia, Inhapi, Piranhas e cidades vizinhas levando ações educativas e serviços dentro do Programa Arsal Sustentável. O objetivo é promover a sustentabilidade dos serviços públicos regulados pela Arsal, visando a redução do consumo de recursos naturais, melhoria da qualidade ambiental e inclusão social por meio dos serviços oferecidos.
A abertura oficial do programa está marcada para segunda-feira, 10 de junho, no Auditório do Memorial Delmiro Gouveia, a partir das 09h, com palestras e reuniões com gestores públicos da região. Durante o evento, serão fornecidas orientações e cadastramento para obtenção da Tarifa Social, que garante descontos nas contas de água e energia para a população de baixa renda. Além disso, serão emitidas carteiras de identificação para pessoas idosas, com deficiência e com transtorno do espectro autista.
As ações do programa incluem também educação ambiental em Piranhas, palestras sobre violência contra a mulher em Delmiro Gouveia, atividades interativas para escolas públicas abordando temas como economia de energia e uso consciente da água, e mutirões para troca de lâmpadas e cadastro para sorteio de geladeiras mais eficientes.
No dia seguinte, 11 de junho, as atividades terão continuidade com mais serviços oferecidos no posto da Arsal, palestras para a comunidade escolar e assinatura de termo de cooperação com a Sala Lilás do CISP de Piranhas. Todo o evento conta com o apoio das prefeituras locais, do Shopping da Vila e do Clube dos Diretores Lojistas.
O programa Arsal Sustentável busca unir educação, participação social e desenvolvimento sustentável para garantir serviços públicos eficientes, justos e responsáveis. É uma iniciativa que visa beneficiar a população do Alto Sertão, promovendo a conscientização e o cuidado com o meio ambiente, além de promover a inclusão social por meio dos serviços regulados pela agência.