ALAGOAS – Arquivo Público de Alagoas adquire acervo do professor Luiz Sávio de Almeida em comemoração aos 62 anos da instituição.



Arquivo Público de Alagoas ganha acervo do professor Luiz Sávio de Almeida

No sábado, dia 30 de dezembro, o Arquivo Público de Alagoas (APA) completou 62 anos de existência. Para celebrar mais um ano de história e contribuição à preservação da memória do estado, a instituição recebeu um presente especial: o acervo do professor Luiz Sávio de Almeida, um dos maiores conjuntos de documentos do estado.

O repasse do conjunto de documentos envolveu a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e o próprio Arquivo Público. A operação foi comandada pelo professor Danilo Marques, coordenador geral do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Ufal. O trabalho de catalogação teve início em 2022 e se estendeu por um ano e meio.

O acervo do professor Luiz Sávio de Almeida é composto por mais de 10 mil documentos, incluindo itens pessoais, manuscritos de livros, teses de doutorado, dissertações de mestrado, pesquisas indígenas e relacionadas a religiões de matrizes africanas.

Segundo Maicon Fernando Marcante, chefe substituto de Divisão do Iphan, a documentação foi encaminhada pelo próprio Sávio de Almeida ao instituto há cinco anos, com o objetivo de disponibilizá-la para pesquisa.

O material inclui mais de 300 fitas cassetes com entrevistas feitas pelo professor Sávio de Almeida com líderes de povos indígenas de comunidades como Kariri-Xocó, Xucuru-Kariri e Kalankó, além de depoimentos em áudio de lideranças de religiões de matriz africana.

O professor também deixou um legado relacionado à cultura e ao teatro alagoano, com documentos raros, objetos pessoais, fotografias e correspondências da atriz Linda Mascarenhas.

A superintendente do Arquivo Público, Wilma Nóbrega, ressaltou que a partir de agora, qualquer pessoa pode ter acesso à Coleção Professor Sávio de Almeida. Basta se cadastrar como pesquisador no site da instituição, selecionar a série documental de interesse e agendar uma visita.

A aquisição do acervo do professor Luiz Sávio de Almeida representa uma contribuição significativa para a preservação da memória e da história de Alagoas. Ela é um testemunho do compromisso constante do Arquivo Público em manter viva a riqueza cultural e intelectual do estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo