O evento é palco para uma vasta programação que se desdobra ao longo do dia, com atividades como a Olimpíada de História de Alagoas, Mostra de Audiovisual e a Mostra Alagoana de Astronomia. Além disso, festivais de Dança, Teatro e Música prometem encantar o público, enquanto outras iniciativas, como o Festival de Inovação e Criatividade e a Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, demonstram o potencial criativo e científico dos alunos. A celebração se espalha por diversos espaços do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), proporcionando uma verdadeira maratona cultural e educativa.
Um dos momentos de grande destaque do primeiro dia foi a Mostra Alagoana de Astronomia, que busca apresentar pesquisas científicas desenvolvidas pelos alunos sob a orientação de professores. O evento conta com a participação de escolas como a Rodriguez de Melo, de Maceió, que, através do clube de astronomia Scorpius e o projeto “Desvendando o Céu da Lagoa”, já conquistou reconhecimento em competições científicas. A estudante Ana Beatriz dos Santos Silva compartilhou que o projeto utiliza materiais de baixo custo para realizar práticas de astronomia e astrofísica, tanto em escolas quanto em espaços públicos.
O Encontro Estudantil da Rede Pública de Alagoas, ao incorporar ciência, arte, cultura e inovação, não só celebra o talento dos jovens como também fortalece sua integração na sociedade, reconhecendo suas capacidades e incentivando seu crescimento pessoal e acadêmico.