O PMAE foi criado com o firme propósito de solucionar um grave problema que assola o sistema de saúde: as longas filas de espera para atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a reunião, Juan Fagundes, gerente de Estratégias de Acesso de Serviços de Saúde da Sesau, destacou que o programa visa proporcionar apoio técnico e financeiro tanto para estados como municípios, promovendo uma reestruturação na organização dos serviços e agilizando o atendimento ao público.
No ano passado, foram realizados 7.859 procedimentos, com um investimento de R$ 11.291.280,89. As expectativas para 2025 são ainda mais ambiciosas. Serão disponibilizados 18 milhões de reais, provenientes de recursos federais, para atender as demandas dos municípios, com a realização de cirurgias eletivas por meio de critérios técnicos e sociais rigorosos.
Igor Montteiro, secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, enalteceu a parceria entre os diferentes níveis do governo, destacando que é um momento-chave para o avanço do SUS em Alagoas. “Com esta nova etapa, em colaboração com o governo federal e os municípios, garantimos um acesso mais eficiente a cirurgias eletivas, promovendo segurança e bem-estar para toda a população alagoana”, afirmou Montteiro. A expectativa é que o programa traga alívio e esperança para milhares de cidadãos que necessitam de cuidados médicos especializados em Alagoas.