A instituição do Dia do Pesquisador Científico é um marco para a comunidade científica local, que há 33 anos conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).
A Fapeal teve um papel fundamental na lei que instituiu a data, fornecendo parecer favorável quanto à análise de mérito do projeto. Além disso, o diretor-presidente da fundação, Fábio Guedes, ressaltou a importância da data ao observar que tanto o pai da Ciência Moderna, Galileu Galilei, quanto Nise da Silveira nasceram em 15 de fevereiro.
Guedes destacou a importância dos pesquisadores para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Brasil, especialmente durante a pandemia, quando a Ciência se mostrou crucial para lidar com os desafios que a humanidade enfrentou.
Com recursos da Fapeal, os pesquisadores atuantes em Alagoas têm apoio financeiro para sua formação, financiamento para a execução de projetos de pesquisa, organização de eventos especializados, publicações e intercâmbios científicos, entre outros incentivos.
A data é um momento de reconhecimento e celebração para a comunidade científica e acadêmica do estado, que desempenha um papel fundamental no avanço do conhecimento e no desenvolvimento da sociedade como um todo.
Nacionalmente, os cientistas são homenageados em 08 de fevereiro. No entanto, a instituição do Dia Estadual do Pesquisador Científico em Alagoas é uma oportunidade única para homenagear e reconhecer o trabalho desses profissionais que tanto contribuem para o avanço da ciência e da inovação no estado.