Aeronave da Presidência da República resgata brasileiros em Gaza, aguarda autorização para seguir para o Egito.

O avião da Presidência da República destinado ao resgate de brasileiros no lado palestino do conflito no Oriente Médio aterrissou em Roma, na Itália, na manhã desta sexta-feira (13/10). Essa aeronave, um VC-2 (Embraer 190) com capacidade para 40 passageiros, está aguardando autorização para se deslocar para o Egito. É nessa fronteira que está sendo organizada a logística para que cerca de 20 brasileiros possam cruzar a passagem de Rafah por via terrestre e, em seguida, serem transportados de volta ao Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma conversa com o presidente de Israel, Isaac Herzog, na qual agradeceu a ajuda do país nas operações de repatriação de brasileiros e reforçou o pedido de criação de um corredor humanitário para a saída segura das pessoas de Gaza para o Egito. Lula destacou a importância de garantir água, luz e medicamentos nos hospitais e ressaltou a necessidade de proteger os inocentes dessa região conflituosa. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, também entrou em contato com o ministro das Relações Exteriores do Egito para alinhar os trâmites necessários para que os brasileiros possam deixar a região com segurança.

Além disso, o governo brasileiro está coordenando a documentação dos brasileiros e dos veículos que serão utilizados na operação de resgate. O objetivo é garantir a segurança durante o deslocamento até a fronteira e informar às autoridades egípcias, palestinas e israelenses o dia e o horário em que o ônibus realizará o trajeto. A Aeronave KC-390 desembarcou cinco brasileiros em Recife nesta manhã e seguirá para São Paulo.

O Brasil também convocou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para discutir a situação humanitária em Gaza e os desdobramentos do conflito no Oriente Médio. O ministro Mauro Vieira presidirá o evento em Nova York, no qual serão abordados temas como as ameaças à segurança e à paz mundial. O país assumiu o comando do Conselho de Segurança da ONU em outubro e seguirá nessa posição até o final do ano.

Paralelamente ao resgate dos brasileiros em Gaza, estão em andamento outras etapas da Operação Voltando em Paz para trazer os brasileiros de Israel, com a colaboração da Força Aérea Brasileira. Nesta sexta-feira, uma aeronave KC-30 decolou de Roma para Tel Aviv, com o objetivo de embarcar mais brasileiros que serão repatriados ainda hoje.

No Brasil, a terceira aeronave da operação fez uma escala em Recife, onde cinco dos 69 brasileiros a bordo desembarcaram. O destino final dessa aeronave de resgate é o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Ao todo, já foram trazidos de volta ao Brasil 494 brasileiros desde o início da operação. As primeiras 211 pessoas desembarcaram em Brasília na quarta-feira, enquanto outras 214 chegaram ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, na quinta-feira.

Infelizmente, nesta sexta-feira pela manhã, o Ministério das Relações Exteriores confirmou a terceira morte de uma brasileira devido aos atentados ocorridos no dia 7 de outubro em Israel. O governo brasileiro expressou seu pesar e condenou veementemente todos os atos de violência contra a população civil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo