AÇÃO – Equatorial Alagoas e SSP/AL flagraram furto de energia em parque aquático de Satuba, suficiente para abastecer 270 residências por mês.

Em uma operação de combate ao furto de energia, a Equatorial Alagoas, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL) e o 8º Batalhão da Polícia Militar, autuou um parque aquático no município de Satuba, região metropolitana de Maceió. A ação ocorreu na última segunda-feira, dia 3, após a equipe técnica de inspeção da distribuidora identificar uma ligação clandestina na instalação, sem qualquer autorização formal. O esquema beneficiava o parque aquático e uma empresa de envase de água mineral localizada no mesmo local.

Após a descoberta, as irregularidades foram regularizadas e um Boletim de Ocorrência foi registrado. Estima-se que a quantidade de energia desviada seria suficiente para abastecer mais de 270 residências durante um mês inteiro, com um consumo médio de 200 Kwh. Esse tipo de prática prejudica não apenas a concessionária, mas também os consumidores, uma vez que as perdas geradas por furtos acabam refletindo no aumento das tarifas de energia estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Stevon Schettino, Superintendente de Operação da Equatorial Alagoas, destacou que a distribuidora tem investido em tecnologias avançadas, incluindo monitoramento remoto e inteligência artificial, para identificar irregularidades em unidades de todos os níveis de consumo. Fiscalizações e monitoramentos são realizados rotineiramente em Alagoas para assegurar a qualidade do fornecimento de energia e a segurança das instalações.

A Equatorial enfatiza a importância de combater o furto de energia, que é enquadrado como crime pelos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Além do ônus financeiro, ligações clandestinas e fraudes podem causar acidentes graves, colocando vidas em risco. Para fomentar a participação da sociedade no combate a essas práticas, a empresa oferece meios anônimos para denúncias através de seu site oficial e uma central de atendimento, incentivando a colaboração da população alagoana para inibir tais atividades ilícitas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo