Os menores, todos matriculados na Escola Estadual Sebastião da Hora e com idades entre cinco e oito anos, foram recepcionados calorosamente pelos militares do batalhão. O programa do dia começou com o tradicional hasteamento do Pavilhão Nacional, seguido de uma palestra sobre a simbologia das cores da Bandeira Brasileira, ministrada pelo tenente Rodrigues. Além disso, as crianças tiveram a oportunidade de participar de seis oficinas lúdicas.
Dentre as atividades, os pequenos conheceram as viaturas utilizadas pelo BEPesc no seu serviço diário e tiveram uma atividade de contação de histórias. Além disso, os alunos foram incentivados a deixar mensagens de carinho através de pinturas no mural que ficará exposto no batalhão. A programação ainda incluiu a distribuição de algodão doce e lanches, bem como a presença de uma equipe fantasiada para animar os participantes.
A ação foi coordenada pelo comandante da unidade, tenente-coronel Eliezer, e contou com a colaboração de oficiais e praças do BEPEsc. A iniciativa busca aproximar a comunidade escolar da Polícia Militar, promovendo uma interação positiva com o Núcleo de Articulação Comunitária Escolar.
Ao final do dia, as crianças foram convidadas a participar de uma foto em grupo para registrar a visita. O sucesso do evento foi evidenciado pelo sorriso no rosto das crianças e pela satisfação dos militares em participar da atividade. A previsão é que novas edições do projeto Conhecendo o BEPEsc sejam realizadas, proporcionando a oportunidade para mais crianças de Alagoas participarem desta rica experiência educativa.