Abin Estabelece Centro de Inteligência para Monitorar Ameaças Durante Comemorações do Dia da Independência do Brasil em 2025

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) anunciou, na última quinta-feira, a criação de um Centro de Inteligência em Brasília, destinado a monitorar as festividades de 7 de setembro, dia em que o Brasil comemora sua Independência. A iniciativa visa fortalecer a segurança durante os eventos e assegurar o livre exercício dos direitos fundamentais, ao mesmo tempo que busca mitigar possíveis ameaças e incidentes que possam comprometer a segurança de autoridades e cidadãos presentes.

O órgão destacou que suas superintendências estaduais colaborarão com outros componentes do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), a fim de garantir uma atuação integrada e eficiente. Além disso, as equipes da Abin farão parte da Célula Integrada de Inteligência de Segurança Pública (CIISP), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSPDF). Essa colaboração será fundamental para que as forças de segurança possam atuar em conjunto na Esplanada dos Ministérios e demais áreas onde as celebrações ocorrerão.

O dia 7 de setembro de 2025 promete ser um momento de intensas manifestações. Diversos grupos, tanto da direita quanto da esquerda, já têm atos programados em várias localidades do país, refletindo a polarização política atual. Em Brasília, a Esplanada dos Ministérios terá seu acesso fechado às 23h do dia 6, podendo esse horário ser antecipado para as 15h ou 17h. No dia seguinte, os portões abrirão às 6h da manhã, com revistas nos acessos ao público.

Em contrapartida ao desfile cívico-militar tradicional, a manifestação Grito dos Excluídos e Excluídas chega a sua 31ª edição neste ano, com o lema “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”. Esta ação visa destacar questões sociais e ambientais, inserindo-se no contexto global de crises climáticas e sociais, além de reforçar o fundamental papel da democracia na proteção desses temas.

Com essas medidas, a Abin e suas parceiras buscam garantir que as celebrações da Independência do Brasil, um momento de reflexão e afirmação nacional, ocorram com segurança e respeito aos direitos de todos os cidadãos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo