No Instituto Federal de Alagoas (IFAL), técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) realizaram uma palestra para alunos do curso de Engenharia, onde explicaram a tecnologia utilizada pelo município para conter o avanço da maré em diferentes partes da capital. O convite partiu da instituição de ensino, especificamente da disciplina Projeto Integrador I, 4º período, mas estudantes de outras turmas também participaram.
Durante a palestra, os engenheiros da Seminfra, Pedro Lucas e Cícero Rocha, abordaram a necessidade da obra devido à erosão costeira que acomete cidades litorâneas em todo o país, inclusive Maceió. Eles destacaram que gestões anteriores não tinham interesse público em solucionar a situação de forma definitiva.
Antes do início das obras, um estudo foi realizado para identificar uma tecnologia que atendesse aos pontos críticos identificados pela Defesa Civil Municipal. O engenheiro Pedro Lucas enfatizou que esta é a primeira obra pública do país a utilizar essa tecnologia. Ele explicou que, após analisar as áreas afetadas, foram selecionados blocos de concreto e anéis hexagonais como as tecnologias mais adequadas, levando em consideração os critérios ambientais, de impacto mínimo na paisagem, baixa manutenção e longa durabilidade, entre outros.

O engenheiro Cícero Rocha afirmou que esta foi uma excelente oportunidade de apresentar aos alunos de Engenharia o desenvolvimento das técnicas e metodologia utilizadas na contenção da maré na orla de Maceió. Os alunos mostraram bastante interesse no tema e em breve deverão realizar uma visita às obras de contenção na orla. O estudante Fellipe de Lima, do 6º período de Engenharia, destacou a iniciativa como positiva e enriquecedora.
A professora do IFAL, Májores de Omena, explicou que o objetivo da palestra é estreitar a relação entre o mercado de trabalho e a área acadêmica, além de apresentar aos estudantes outras áreas da Engenharia que eles poderão atuar futuramente.
A obra de contenção da maré terá extensão total de 2,4 km e abrangerá os pontos da Jatiúca, Jacarecica, Sobral e o Pontal da Barra. Serão utilizadas tecnologias holandesas, como blocos e anéis pré-moldados modulares, os quais servirão como dissipadores de energia da maré, protegendo a ciclovia, o passeio e as vias. Essa instalação formará uma escada de contenção que impedirá o avanço do mar.