A movimentação dos motociclistas teve início na sexta-feira, quando eles chegaram à cidade e acamparam no Centro Multieducacional de Traipu. Já no sábado, após um café da manhã e um almoço de confraternização, os participantes realizaram um passeio de barco pelo Rio São Francisco, desfrutando das belezas naturais da região e refrescando-se nas águas do rio. Durante a tarde, os motociclistas puderam desfrutar de um passeio em duas rodas pelas ruas de Traipu.
A noite de sábado marcou o ápice do evento, com a exposição e comercialização de camisetas, bandanas e diversos objetos relacionados ao motociclismo, além de estandes oferecendo alimentos e bebidas. O cenário foi tomado por motoclubes exibindo suas bandeiras e motos de diversas marcas e tipos, enquanto o público presente pôde curtir shows das bandas Yellow (cover dos Beatles), Prozac 2.0, Corporado INC e Dose de Cowboy, entoando o som característico do rock n’ roll.
O encerramento do evento ocorreu no domingo, após um café da manhã de despedida. A expectativa é que o Traipu Motofest torne-se um evento recorrente no calendário festivo da cidade, trazendo cada vez mais motociclistas e entusiastas das duas rodas a Traipu. O prefeito de Traipu, Lucas Santos, comemorou o sucesso do evento e expressou sua satisfação com a possibilidade de incluí-lo no calendário festivo da cidade, destacando a parceria com o motoclube Piratas do Agreste e elogiando a estrutura e o apoio oferecidos pela prefeitura.
O evento contou com a presença do motociclista, cantor e professor Edson Cowboy, que elogiou a organização do evento e a beleza natural da região, e demonstrou interesse em participar das próximas edições do Traipu Motofest. Com um final de semana marcado por confraternização, música e belas paisagens, o 1º Traipu Motofest mostrou-se como um evento de destaque no segmento de motociclismo na região.