SENADO FEDERAL – Documentário revela bastidores inéditos da história do Brasil através do depoimento de Marco Maciel, ex-presidente da República

Em uma entrevista exclusiva, o ex-presidente da República e ex-senador Marco Maciel revelou detalhes interessantes da história recente do Brasil, com a condição de que fossem divulgados apenas após a sua morte. Esse depoimento foi fundamental para a produção do documentário “Marco Maciel: bastidores de um país em transe”, que será lançado na próxima segunda-feira (1º), às 21h, na TV Senado.

Gravada há mais de 15 anos, como parte de uma série de entrevistas com parlamentares para comemorar os 20 anos da Constituição de 1988, a entrevista de Marco Maciel trouxe à tona informações reveladoras. O ex-senador mencionou, por exemplo, o fato de que Ernesto Geisel não desejava ser sucedido por João Baptista Figueiredo na presidência, indicando-o sob grande constrangimento.

Além disso, Maciel comentou sobre os bastidores do “pacote de abril” de 1977, durante o governo Geisel, que culminou na eleição de Tancredo Neves, em 1985, encerrando assim os 21 anos de regime militar. O historiador e consultor do Senado, Marcos Magalhães, ressaltou a importância desse depoimento de Marco Maciel como uma contribuição para a posteridade.

O ex-senador, que ocupou diferentes cargos políticos, foi descrito pelo jornalista Ricardo Noblat como um “anti-notícia”, devido à sua extrema discrição ao longo da vida pública. Noblat destacou a discrepância entre a desenvoltura com a qual Maciel abordava certos temas na entrevista e sua postura reservada ao longo dos anos.

O documentário, que será transmitido no canal da TV Senado no YouTube após a estreia na TV, também conta com a participação da viúva de Marco Maciel, Anna Maciel, que compartilha sobre o sofrimento do ex-senador após o diagnóstico de Alzheimer. A obra promete trazer luz a aspectos pouco conhecidos da trajetória política de Marco Maciel e oferecer um olhar inédito sobre os bastidores do poder no Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo