Essa iniciativa inovadora do zoológico tornou-se possível graças à reprodução da espécie em cativeiro a partir de um casal matriz resgatado do tráfico de animais. A arara-azul-de-lear, conhecida cientificamente como Anodorhynchus leari, hoje conta com cerca de 2.200 exemplares na natureza, conforme dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).
Originalmente proveniente do interior da Bahia, em uma região de caatinga com presença de paredões de arenito, a arara-azul-de-lear enfrenta atualmente ameaças sérias, como o desmatamento de seus territórios, o tráfico de animais, o adensamento das cidades e os incêndios florestais.
As aves foram transferidas para um viveiro exclusivo, onde vivem Felipe, Luca, Antonio, Benjamin, Amora e Romeu, que são filhos de Maria Clara e Francisco, que por sua vez são os pais do primeiro indivíduo nascido em zoológicos da América Latina, Teobaldo. Desde então, 19 filhotes nasceram na instituição, sendo que cinco deles foram destinados ao programa de soltura na Bahia, através de parceria com o Instituto Arara-azul-de-lear.
Além de ser uma atração para o público, a presença das araras-azuis-de-lear no zoológico tem uma função educacional importante. Placas com orientações sobre conservação e a presença de educadores ambientais estão presentes no local, visando sensibilizar os visitantes sobre a importância da preservação ambiental. Três vezes por semana, alunos de escolas públicas das redes municipal e estadual têm entrada gratuita no Zoo São Paulo, o que reforça o caráter educativo da iniciativa.
Diante do sucesso da iniciativa, o zoológico estuda a possibilidade de aumentar o número de aves de espécies ameaçadas, estabelecendo um circuito educativo sobre animais em risco de extinção. A presença das araras-azuis-de-lear no viveiro junto com outras espécies de aves ameaçadas, como a Jacutinga, reforça o compromisso da instituição com a conservação da biodiversidade.
Agendamentos para visitas gratuitas de escolas podem ser feitos pelo e-mail informado no site do zoológico, com a possibilidade de até 250 alunos por dia. Para o público em geral, os ingressos custam a partir de R$ 39,90, sendo que o zoológico está aberto todos os dias da semana. Maiores informações sobre gratuidades, descontos e horários podem ser encontradas no site oficial do zoológico.
Essa iniciativa do Zoológico de São Paulo representa um passo importante na conscientização pública sobre a preservação de espécies ameaçadas, além de contribuir para a proteção e reprodução das araras-azuis-de-lear, um símbolo da riqueza da fauna brasileira.