Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai, visita Lula em Brasília para discutir parceria e projetos de infraestrutura entre Brasil e Uruguai.



O presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, fez um anúncio importante nesta quarta-feira, dia 27 de novembro. Ele revelou que irá a Brasília para se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa visita, prevista para acontecer na quinta-feira, é considerada um passo significativo no fortalecimento das relações entre os dois países, especialmente em um momento em que a integração regional é um tema recorrente na agenda política.

Durante a coletiva de imprensa em que fez o anúncio, Orsi destacou que um dos principais itens da pauta da reunião será a licitação em andamento para a construção de uma nova ponte sobre o rio Yaguarón, que faz a ligação entre o Brasil e o Uruguai. Além disso, também será discutida a dragagem do canal San Gonzalo, um projeto que busca otimizar a navegação na região. O presidente eleito uruguaio afirmou que pretende acelerar esses processos para beneficiar ambos os países.

A recente vitória de Orsi nas urnas, garantida com 49% dos votos no segundo turno, marcará uma nova fase política no Uruguai. Seu oponente, Álvaro Delgado, da coligação de centro-direita, obteve 46%. A vitória de Orsi foi celebrada por Lula, que utilizou suas redes sociais para parabenizar o presidente eleito e reiterar o compromisso de Brasil e Uruguai em trabalhar juntos no Mercosul e em outras frentes para o desenvolvimento sustentável e a paz regional.

Na semana seguinte à sua vitória, Lula fez uma ligação para Orsi, enfatizando sua disposição para um diálogo produtivo. O presidente brasileiro manifestou a intenção de se reunir com o novo líder uruguaio durante a cúpula do Mercosul, marcada para o dia 6 de dezembro em Montevidéu. Essa cúpula será uma oportunidade para aprofundar os laços entre as nações e discutir estratégias conjuntas.

Orsi assumirá oficialmente seu cargo em 1º de março de 2025 e já expressou sua intenção de adotar uma postura mais alinhada às diretrizes do Mercosul, refletindo uma busca por maior integração econômica e social entre os países da região. Com isso, a expectativa é que a relação entre Brasil e Uruguai se torne ainda mais estreita, fortalecendo os laços históricos que unem os dois povos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo