WTorre e São Paulo acertam reforma do Morumbi para aumentar capacidade para 85 mil pessoas e se tornar o maior estádio do Brasil.

O São Paulo Futebol Clube anunciou na sexta-feira, 29, que fechou um acordo com a construtora WTorre para realizar uma grande reforma em seu estádio, o Morumbi. O contrato assinado estabelece que as obras devem ser concluídas até 2030, ano em que o clube completa 100 anos de existência. Uma das principais mudanças previstas é a ampliação da capacidade do estádio, que passará a comportar 85 mil pessoas em dias de jogos, em comparação com as pouco mais de 65 mil atuais. Para shows, a capacidade aumentará para 100 mil espectadores, em comparação aos atuais 70 mil.

Caso as obras fossem concluídas hoje, o Morumbi estaria prestes a se tornar um dos dez maiores estádios do mundo em termos de capacidade de público. Atualmente, o estádio Rungrado Primeiro de Maio, em Pyongyang, na Coreia do Norte, lidera a lista, com capacidade para até 114 mil torcedores. Na sequência, estão o Camp Nou, em Barcelona, com 99.354 lugares, e o icônico estádio de Wembley, na Inglaterra, com capacidade para 90.000 pessoas.

Além de se tornar um dos maiores estádios do mundo, a reforma também transformará o Morumbi no estádio com maior capacidade de público no Brasil. Atualmente, o Maracanã, no Rio de Janeiro, lidera essa lista, com capacidade para 78.838 pessoas. Logo atrás, aparecem o Mané Garrincha, em Brasília (72.788), o próprio Morumbi, em São Paulo; o Castelão, em Fortaleza (63.903); e o Mineirão, em Belo Horizonte (61.846).

Além da ampliação da capacidade de torcedores, o estádio do São Paulo também deverá contar com novas instalações, como uma cobertura nas arquibancadas, um estacionamento para 2 mil veículos e um anfiteatro modular com capacidade para 20 mil pessoas.

Com isso, o Morumbi se juntará a uma lista seleta de estádios em todo o mundo, que inclui o Melbourne Cricket Ground, na Austrália, com capacidade para 100.024 pessoas, o FNB Stadium, na África do Sul, com 94.736 lugares, e o Rose Bowl, nos Estados Unidos, com 92.542 torcedores.

Com a conclusão dessas obras, o São Paulo espera oferecer uma experiência ainda melhor para os torcedores e se consolidar como um dos principais clubes do país. Agora, resta aguardar os próximos passos dessa ambiciosa reforma no Morumbi.

Sair da versão mobile