Voo da Azul declara emergência “pan-pan” devido a falha em sistema de dispositivos móveis das asas durante pouso no Recife



Na noite da última segunda-feira, 27 de setembro, o voo AD2820, operado pela companhia aérea Azul, protagonizou momentos de tensão ao declarar emergência “pan-pan” antes de chegar ao Aeroporto Internacional do Recife, em Pernambuco. A situação de alerta foi acionada devido a uma falha no sistema de dispositivos móveis das asas da aeronave, conhecidos como slats. O avião, que havia partido de Guarulhos, em São Paulo, solicitou prioridade de pouso por questões técnicas, mas felizmente, aterrissou em segurança, sem contratempos durante o desembarque dos passageiros.

Em comunicado oficial, a Azul informou que a medida de emergência foi necessária para assegurar a segurança das operações e lamentou eventuais transtornos causados. A concessionária que administra o Aeroporto do Recife, Aena, afirmou que o Centro de Operações de Emergência (COE) foi acionado e garantiu que o pouso e o desembarque transcorreram dentro da normalidade.

Segundo o relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a aeronave apresentou a falha no sistema de slats durante a fase de aproximação para o pouso. Os slats são essenciais para aumentar a sustentação do avião, complementando os flaps localizados na parte posterior das asas.

Para ampliar a área da aeronave e desacelerar, os slats são abertos visando garantir uma aterrissagem segura com menor velocidade. O especialista em aviação Lito Sousa destacou a importância desses dispositivos para o pouso seguro das aeronaves em seu site especializado.

Diante do ocorrido, a Azul e as autoridades aeroportuárias ressaltaram a importância de medidas de segurança como essas para preservar a integridade dos voos e passageiros. As investigações sobre a falha no sistema de slats ainda estão em andamento para identificar as causas e evitar situações semelhantes no futuro.

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