Viver Melhor: prefeitura leva mutirão de cidadania para moradores da comunidade Mangabeiras



Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

O Viver Melhor – Arapiraca Sustentável é um programa integrado entre as secretarias municipais, com o objetivo de atender as demandas dos bairros que mais precisam. Nesta sexta-feira, a prefeitura levou, através do programa, uma série de serviços de cidadania para a comunidade Mangabeiras, localizada ao redor do antigo Lixão.

As atividades foram concentradas na Escola Municipal Dom Constantino Luers e no Centro de Educação Infantil Sebastiana Bezerra Guimarães e contaram com diversas atividades de lazer para crianças.

Para a coordenadora do programa, Ana Valéria Peixoto, o Viver Melhor corrobora com os principal propósito do prefeito Luciano Barbosa, que é cuidar de todos os arapiraquenses, mas em especial daqueles que mais precisam.

“Nossa equipe tem percorrido as principais comunidades e ouvido de perto as demandas da população. Através de um trabalho sério e integrado entre todas as secretarias municipais, vamos conseguir levar dignidade e melhorar a qualidade de vida dos arapiraquenses, principalmente daqueles que estão em situação de vulnerabilidade social, como os da comunidade de Mangabeiras”, disse ela.

A representante da associação comunitária, Maria do Socorro da Silva, agradeceu o envolvimento da prefeitura e classificou a ação como necessária.

“Eu estou adorando o que está acontecendo. É muita gratificante ver toda a nossa comunidade participando e se envolvendo. Espero muito que a prefeitura venha várias vezes para cá. Agradecemos de coração a todos os profissionais, em especial ao prefeito Luciano Barbosa”, disse ela.

Dentre os serviços de saúde levados à população estavam atendimento médico e odontológico, testes de Covid-19, HIV, Sífilis e Hepatites, vacinação, além da aferição de pressão arterial, e outros. As ações foram realizadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

O mutirão também levou serviços de beleza, que foram promovidos graças a uma parceria da prefeitura com o Grupo Anjos Patrulheiros, que realizam um trabalho voluntário com a população em situação de vulnerabilidade social. O grupo foi responsável por levar serviços de corte de cabelo masculino, corte e escova de cabelos femininos, além de serviços de pedicure e manucure.


Cultura e Lazer

Diversas atividades também foram colocadas em prática para o lazer dos moradores, como oficina de horta suspensa, entrega de mudas, exposição de artesanato, oficina de desenhos e pinturas.

Através da Secretaria Municipal de Cultura, e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, realizou um resgate a brincadeiras infantis, além de disponibilizar um ponto de leitura e doação de livros.



Agosto Lilás

Arapiraca deu início à Campanha Agosto Lilás, ampliando o debate sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. Durante a ação integrada do Viver Melhor, as mulheres da comunidade Mangabeiras participaram de palestras sobre o tema. A iniciativa tem o objetivo de empoderar essas mulheres e apresentar os serviços disponibilizados para evitar ou se livrar desse tipo de violência.

Auxílio Emergencial

Os moradores da Mangabeiras que preencheram alguns pré-requisitos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, também estão sendo beneficiados com um auxílio emergencial. A iniciativa do prefeito Luciano Barbosa é minimizar os transtornos causados pela pandemia para as famílias que moram na comunidade e se encontram em situação de vulnerabilidade social e risco social e habitacional.

O benefício foi criado através da Lei n° 3.468, aprovada pela Câmara Legislativa e sancionada pelo prefeito Luciano Barbosa, e é destinado exclusivamente para a população que mora em barracos de lona e madeira no entorno do antigo aterro sanitário.

De acordo com a assistente social Fabrícia Galindo, secretária de Desenvolvimento Social, o cadastro das famílias foi realizado levando em consideração alguns critérios como renda inferior a 1/4 do salário mínimo, inserção no Cadastro Único e nas listas da equipe socioassistencial, e que seja acompanhada pelo Cras.

“A população ao qual se destina o auxílio emergencial tem sua vulnerabilidade social aprofundada com os efeitos da pandemia, com efeitos acentuados pela agressividade e velocidade da disseminação do vírus e suas cepas. O auxílio criado pela prefeitura tem o objetivo de mitigar, ainda que parcialmente, os efeitos da pandemia para esses arapiraquenses”, explicou a secretária.

O post Viver Melhor: prefeitura leva mutirão de cidadania para moradores da comunidade Mangabeiras apareceu primeiro em Prefeitura de Arapiraca.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo