Visita de presidente do PL a Bolsonaro é negada pelo STF Alexandre de Moraes Bloqueia Visita de Valdemar a Bolsonaro; Investigações Contra Costa Neto São Reabertas pelo STF

Na última quarta-feira, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido feito por Valdemar Costa Neto, presidente do PL, para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que se encontra em prisão domiciliar. A decisão ocorre em um momento delicado para Costa Neto, que recentemente voltou a ser alvo de investigações. A Primeira Turma do STF autorizou novas apurações dentro do processo relacionado à tentativa de golpe, no qual o líder do PL já havia sido indiciado pela Polícia Federal (PF).

Costa Neto, em entrevista concedida anteriormente, confessou ter contestado as urnas eletrônicas por oportunismo, apesar de sempre ter confiado no sistema de votação. Ele reconheceu que a ação foi motivada por uma situação de pressão, o que foi corroborado por um relatório da Polícia Federal que considerou a contestação intencionalmente enganosa.

Paralelamente, a Primeira Turma do STF formou maioria para condenar os réus do chamado “Núcleo 4” da trama golpista, grupo que espalhou desinformações sobre as urnas eletrônicas. Um dos condenados é Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, antigo presidente do Instituto Voto Legal. Para Moraes, a situação de Costa Neto demanda uma reabertura das investigações. As novas provas poderão apontar para sua participação em tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e em organização criminosa.

A ação contestando a votação foi movida em novembro de 2022 pela coligação liderada pelo PL. O pedido visava invalidar votos de urnas mais antigas, baseando-se em um relatório do Instituto Voto Legal, mas acabou sendo recusado pelo Tribunal Superior Eleitoral, resultando numa multa significativa ao partido. A movimentação de Costa Neto foi vista como um apoio direto à difusão de informações enganosas, ganhando assim um novo capítulo com a decisão de Moraes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo