Vida Nova nas Grotas leva ações de saúde ao Parque dos Caetés

Em mais uma ação do projeto ‘Vida Nova nas Grotas’, realizada nesta quarta-feira (6), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) levou diversas ações de promoção da saúde para o conjunto Parque dos Caetés, localizado no bairro Benedito Bentes, em Maceió.

Durante a ação, foram disponibilizadas a adultos e crianças vacinas de hepatite A, B e C, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, pentavalente, meningocócica, tetra e tríplice viral. Os moradores puderam ser vacinados, ainda, contra DTP-A, DTP e HPV, no caso dos adolescentes.

A dona de casa Cleusilvânia Félix Santos, de 33 anos, acompanhada dos filhos, Thays Silva, de 8 anos, e Cássio Kennedy, de 1 ano e 4 meses, aproveitou a oportunidade para atualizar o calendário vacinal do pequeno, que estava atrasado e, além disso,  verificação a pressão arterial e fez o teste de glicemia.

“Eu achei a ideia muito interessante, porque eu nunca teria a oportunidade de me consultar com especialistas do que jeito que eu fui atendida aqui. Que isso aconteça mais vezes, pois a população é muito carente e precisa de cuidados básicos. Saio feliz, porque meu filho tomou cinco vacinas de uma única vez”, destacou.

Jéssica Avelino, de 27 anos, realizou testes rápido de HIV, sífilis e hepatite B. “Eu fiquei um pouco tensa quando estava na fila, mas, graças a Deus, deu tudo certo. Acho importante a Sesau trazer esses serviços, pois a maioria das pessoas que moram aqui não teria condições de se consultar num posto de saúde”, disse ela, ao receber preservativos masculinos e femininos.

Para o profissional de Educação Física da Sesau, Everton Carnaúba, a ação teve uma importância significativa, porque, de acordo com ele, a saúde é um bem precioso e necessário. E, para preservá-la, é preciso cultivar bons hábitos de vida, por meio de simples orientações que podem contribuir para uma vida plena, saudável e com qualidade.

“Ter uma vida saudável deve ser sempre a nossa principal preocupação, uma vez que, quando não cuidamos da nossa saúde todo nosso organismo é afetado. Além da parte física, nosso estado psíquico e nosso bem-estar também ficarão comprometidos. É uma oportunidade única que temos para mostrar à comunidade que existem hábitos que todos nós sabemos o quanto são prejudiciais, como sexo sem proteção, excesso de bebida alcoólica, narcóticos, alimentação inadequada, sedentarismo, combate ao Aedes aegypti, dentre outros”, garantiu.

Por meio de um insetário, a equipe da Sesau mostrou toda a evolução do Aedes aegypti, desde o ovo, larva até a pulpa. José Edson dos Santos, de 10 anos, gostou tanto de aprender sobre o mosquito que queria sair correndo até sua casa para ver onde tinha água parada.

“O moço me ensinou que não basta somente limpar os pratos dos vasos de plantas. Todo objeto que acumule água é lugar pra o mosquito, como brinquedos deixados no jardim e o lixo doméstico”, disse, exemplificando.

Com o objetivo de estimular o autocuidado em relação à higiene bucal, a equipe de saúde bucal da Sesau orientou as crianças sobre a forma correta de limpar os dentes. Composto por boca, escova de dente e fio dental de tamanho gigante, os pequenos puderam interagir com os equipamentos e aprender um pouco mais.

Para o líder comunitário do conjunto Parque dos Caetés, Rogério da Silva Normando, o ‘Vida Nova nas Grotas’ é muito importante para a comunidade, porque muitas famílias têm dificuldade, tanto na parte de transporte, quanto na disponibilidade de horário, visto que muitos trabalham e só chegam em casas no período da noite, não tendo tempo e nem dinheiro para se consultar com especialistas.

“Essa ação do Governo facilitou, e muito, a locomoção dos cidadãos que moram aqui no conjunto Parque dos Caetés. Assim, a população pode realizar consultas e tirar dúvidas a respeito de sua saúde. Isso foi fundamental para a comunidade”, destacou.

Ascom – 07/06/2018

Sair da versão mobile