Em entrevista à emissora americana Fox News, Vance afirmou que apenas os manifestantes que agiram de forma pacífica devem ser perdoados, deixando de fora aqueles que invadiram e depredaram o Congresso norte-americano. “Se você protestou pacificamente em 6 de janeiro, você deveria ser perdoado. Se você cometeu violência naquele dia, obviamente não deveria ser perdoado, e há uma pequena área cinzenta aí, mas estamos muito comprometidos em ver a administração igualitária da lei”, declarou.
No entanto, Trump declarou que um de seus primeiros atos como presidente será perdoar os envolvidos na invasão do Capitólio. Ele prometeu analisar caso a caso, “na primeira hora” da administração, destacando que a maioria dos envolvidos não deveria estar na prisão e que sofreram gravemente.
Os ataques ao Capitólio em 2021 causaram a morte de dois manifestantes e três policiais, além de deixar 140 feridos. Centenas de pessoas foram condenadas em julgamentos em massa relacionados à invasão, com crimes mais graves sendo julgados individualmente, acarretando penas de mais de 20 anos.
Os prejuízos estimados em outubro de 2022 ultrapassaram R$ 15,2 milhões, abrangendo danos no edifício e nos terrenos do Capitólio, assim como custos relativos aos prejuízos da Polícia do Congresso. A situação continua sendo motivo de debate e controvérsia nos Estados Unidos.