Vice-presidente do PT critica pautas de costumes e escolha de candidaturas nas eleições municipais de 2024, pedindo revisão urgente.

O vice-presidente do PT e prefeito eleito de Maricá, no Rio de Janeiro, Washington Quaquá, fez duras críticas ao desempenho do partido nas eleições municipais de 2024. Em declaração, Quaquá apontou que as pautas de costumes e a escolha de candidaturas que não dialogaram com o eleitorado de centro ou de direita foram prejudiciais para o desempenho do PT. No segundo turno, a sigla saiu derrotada em nove das quatorze cidades em que disputou.

Segundo o deputado federal, nas cidades em que o PT apresentou candidaturas abrangentes, como em Fortaleza, com propostas que iam além da esquerda e focavam em questões econômicas e sociais, houve vitória. Quaquá ressaltou a necessidade urgente de o PT revisar suas pautas e prioridades, e também criticou a postura do governo federal, que, segundo ele, não coordenou nem apoiou sua base durante as eleições.

Em Fortaleza, o candidato do PT, Evandro Leitão, derrotou o bolsonarista André Fernandes por uma pequena margem de votos. Além disso, o partido saiu vitorioso em outras cidades, como Camaçari, Pelotas e Mauá, mas sofreu derrotas em Natal, Porto Alegre, Cuiabá, Olinda, Anápolis, Diadema, Santa Maria, Caucaia e Sumaré.

Quaquá destacou a importância de iniciar um debate interno sobre o futuro do partido e do governo, ressaltando a necessidade de eleger novas lideranças em 2025. Nos bastidores, o nome do prefeito de Araraquara, Edinho Silva, foi citado como preferência pelo ex-presidente Lula para suceder Gleisi Hoffmann no comando do PT.

O vice-presidente do PT ainda anunciou seu interesse em lançar um livro e participar ativamente do debate interno no partido para contribuir com uma renovação. Ele não descartou a possibilidade de se candidatar a um cargo de liderança, enfatizando que a decisão final caberá à base do partido. A expectativa é que o processo eleitoral interno seja democrático e participativo, refletindo os anseios da militância petista.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo