Vice-prefeito de São José do Rio Preto é acusado de racismo contra segurança do Palmeiras após vitória no Paulista.

No último domingo (23/2), um segurança do Palmeiras enfrentou um momento de discriminação racial após a partida contra o Mirassol, válida pelo Campeonato Paulista. O responsável pelas ofensas foi identificado como Fábio Marcondes, vice-prefeito de São José do Rio Preto, que se referiu ao funcionário do Verdão como “macaco velho” e “lixo”. A atitude lamentável causou revolta não só na vítima, mas também nos demais funcionários do clube, que precisaram ser contidos.

O Palmeiras se manifestou oficialmente sobre o episódio, anunciando que irá registrar um boletim de ocorrência e adotar as medidas cabíveis diante do caso de racismo. Através de uma nota nas redes sociais, o clube repudiou veementemente a discriminação e declarou que buscará identificar e responsabilizar criminalmente o autor das ofensas.

Apesar do episódio triste, a equipe alviverde obteve uma importante vitória por 3 x 2 sobre o Mirassol, garantindo assim a classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista. Na próxima fase da competição, o Palmeiras enfrentará o São Bernardo, em busca de mais um passo rumo ao título estadual.

O futebol, espaço que deveria promover a inclusão e o respeito, infelizmente ainda se depara com casos de discriminação como esse. Cabe às autoridades e instituições esportivas combater e punir com rigor atitudes preconceituosas, a fim de construir um ambiente mais igualitário e acolhedor para todos os envolvidos no esporte. A esperança é que casos como esse sirvam de alerta e incentivem a reflexão sobre a importância do respeito e da diversidade em todos os contextos da sociedade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo