Entre os presentes, destacaram-se reitores, estudantes, secretários de estado e representantes de diversas secretarias como Seduc, Seades, Sesau, Selaj e Seteq. Além deles, o diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, também marcou presença, assim como profissionais liberais e representantes de partidos políticos de variadas vertentes. Essa diversidade reforça a amplitude do projeto e a adesão abrangente que ele tem conseguido.
Jandira Feghali ressaltou a necessidade de se discutir política de maneira institucional e elogiou a Câmara de Estudos Políticos como uma iniciativa inovadora não apenas em Alagoas, mas em todo o Brasil. Segundo a deputada, a câmara oferece um espaço para discussões qualificadas sobre o desenvolvimento do país e das cidades. “Primeiro quero agradecer de público o convite desse querido companheiro, Ronaldo Lessa. Nós fomos deputados juntos, fizemos uma construção muito bonita no Congresso Nacional e continuamos acompanhando a vida no mesmo campo, no mesmo campo político, democrático e atuando no Brasil”, expressou Feghali.
A iniciativa da Vice-Governadoria foi valorizada pela deputada, que destacou a visão estratégica de Lessa. Segundo ela, é fundamental pensar o desenvolvimento das cidades como forma de impulsionar o país. “Então, o fato da vice-governadoria puxar essa comissão de estudos eu acho que é uma visão estratégica que tem o nosso vice-governador Ronaldo Lessa”, afirmou.
Ronaldo Lessa, por sua vez, não escondeu sua satisfação ao ver o reconhecimento da iniciativa por figuras tão relevantes. Ao ser questionado sobre a inovação da ação, ele destacou dois eixos principais da vice-governadoria: a Câmara de Estudos Políticos e a memória histórica do estado. “A gente quer resgatar desde a colonização até hoje, passando pelos quilombos, etc. São dois eixos. Quer dizer, a gente tem que fazer isso, até para a gente não repetir erros que já foram cometidos”, explicou Lessa.
O vice-governador também reservou elogios para Jandira Feghali, enaltecendo sua trajetória e contribuições políticas. “Hoje é a Jandira Feghali, que essa querida não só como pessoa humana, mas como parlamentar, competente, uma mulher aguerrida. Imagine a bagagem que essa mulher traz para o país. Essa é uma liderança nacional.”
A Câmara de Estudos Políticos promete ser um espaço crucial para a reflexão e planejamento estratégico, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de Alagoas e do Brasil como um todo. A adesão diversificada e o engajamento de figuras políticas de peso sugerem um futuro promissor para essa iniciativa.