Existem duas maneiras de verificar a autenticidade da NFC-e. A primeira é através do QR Code presente no Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (Danfe). Ao escanear o código com a câmera do celular, o consumidor é direcionado para o site da Secretaria da Fazenda, onde todas as informações da nota emitida estarão disponíveis. A segunda opção é inserir os 44 números da chave de acesso no site da Sefaz ou acessar a plataforma Economiza Alagoas, desenvolvida pela equipe da Sefaz-AL, para realizar a consulta.
Além disso, a plataforma Economiza Alagoas oferece a possibilidade de emitir a segunda via da NFC-e, desde que o consumidor esteja cadastrado no site da campanha da Nota Fiscal Cidadã (NFC) e tenha informado o CPF no momento da compra. O Secretário Especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, ressalta a importância da NFC-e para garantir direitos e benefícios a todos os envolvidos.
Em situações de contingência, a NFC-e é emitida quando ocorrem problemas técnicos e a autenticidade é confirmada após a transmissão do documento para a Sefaz. Marcos Araújo, chefe de conformidade cadastral da Sefaz-AL, explica que é essencial checar a autenticidade da nota, inclusive as emitidas offline, para garantir sua validade.
É fundamental que nas compras realizadas em maquininhas de cartão, os consumidores verifiquem se os dados no comprovante correspondem aos dados da empresa, como nome, endereço e CNPJ. O chefe de documentos fiscais da Sefaz-AL, Sérgio Machado, alerta sobre os cuidados para evitar fraudes e orienta sobre a utilização correta do CNPJ no comprovante de pagamento.
Para conscientizar sobre a importância da NFC-e, a Fazenda de Alagoas promove sorteios ao longo do ano por meio da campanha Nota Fiscal Cidadã, combatendo a sonegação fiscal e beneficiando os cidadãos alagoanos. E, caso o consumidor identifique possíveis fraudes ou irregulares, a Fazenda de Alagoas disponibiliza um canal de ouvidoria online, por telefone e por e-mail para registro de denúncias e reclamações.