Os recursos para a modernização foram garantidos pelo deputado federal Arthur Lira (PP). O pregão eletrônico é uma forma de licitação realizada completamente pela internet, cujo objetivo principal é promover a redução de preços, economia, competitividade e transparência nas compras. Essa modalidade de licitação utiliza a tecnologia para agilizar e modernizar o processo de aquisição de bens e serviços, garantindo ampla concorrência entre os fornecedores e privilegiando aqueles que oferecem os melhores preços.
“Este é o primeiro pregão eletrônico da história do Veredas e nosso objetivo era economizar, realizar compras de forma transparente e aprimorar os serviços que prestamos à sociedade por meio de equipamentos novos e modernos, além de proporcionar melhores condições de trabalho para nossos funcionários. Com o pregão, conseguimos adquirir equipamentos de última geração a preços menores do que os tabelados pelo Ministério da Saúde. Estamos trabalhando com dedicação e seriedade e os resultados positivos na gestão do hospital já estão aparecendo”, afirmou Pauline Pereira, diretora financeira do Veredas.
Com o pregão eletrônico, o Veredas está renovando e modernizando completamente seus centros cirúrgicos, UTIs e outras áreas do hospital. Foram adquiridos equipamentos como carros de anestesia, bisturis elétricos, autoclaves, raio X móveis, monitores cardíacos, microscópios, aparelhos de hemodinâmica, perfuradores ortopédicos, focos cirúrgicos e macas, entre outros.
“A licitação contou com a participação de grandes empresas e multinacionais como Siemens, Philips, Baumer e GM, o que comprova a qualidade e a segurança dessa compra, essencial para nosso desenvolvimento e para fornecer um atendimento de excelência à população. Nosso objetivo é continuar avançando e oferecendo o que há de melhor em termos de saúde para a nossa comunidade”, destacou Isolda Santana, coordenadora do centro cirúrgico do Veredas.
A compra foi dividida em duas etapas e parte dos equipamentos já foi entregue. O hospital possui dois centros cirúrgicos com 12 salas, mas apenas oito estavam em uso devido à falta de modernização desde 2018. Com esses investimentos, os centros cirúrgicos do Veredas poderão ser utilizados em sua capacidade total. O hospital realiza de 800 a 1.000 cirurgias de média e alta complexidade, atendendo pacientes do SUS e convênios médicos. A entrega final dos equipamentos deve ocorrer em até 60 dias.