O encontro faz parte de um grupo de trabalho formado há cerca de um ano, que tem como destaque a busca por incentivos fiscais para a abertura de estabelecimentos gastronômicos, como restaurantes, bares, cafés e empreendimentos voltados para o turismo e a educação na região.
Durante a reunião, o vereador defendeu a isenção e a redução de impostos para os estabelecimentos que investirem no bairro. Ele tem proposto a isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) por 10 anos para imóveis que tenham atividades econômicas compatíveis com a vocação natural do bairro, como bares, restaurantes, hotéis, pousadas e lojas de roupas e calçados.
Além disso, Dias também propõe a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5% para 2% para segmentos de negócios que aumentem o fluxo de pessoas na região, como escolas e universidades.
Segundo o vereador, o incentivo a bairros históricos é essencial para a revitalização da identidade cultural de uma cidade, o que impulsiona a geração de empregos, renda e o turismo na região. Ele destacou modelos adotados em outras cidades do mundo, como Rua Santa Catarina, na cidade do Porto, em Portugal, e Rua das Pedras, em Búzios, no Rio de Janeiro.
O grupo de trabalho também tem discutido intervenções urbanísticas para impactar positivamente a economia do bairro, como a reforma de praças, a criação de novos espaços de lazer e a realização de shows e outras atrações culturais.
Uma próxima reunião, prevista para este mês, contará com a participação do Trade Turístico e empresários da região, onde serão debatidas mais ações para revitalizar o bairro de Jaraguá. De acordo com o vereador Leonardo Dias, “Maceió está ganhando uma nova vida e o Jaraguá também reviverá”.