O caso foi rapidamente encaminhado para a polícia, que tratou as declarações do vereador como uma séria ameaça. Evandro Leitão, que está disputando o segundo turno das eleições com o candidato André Fernandes, também prestou queixa na delegacia e aguarda a apuração do caso pelo 2º Distrito Policial (DP) de Fortaleza.
Em entrevista ao Estadão, Inspetor Alberto tentou minimizar as declarações, alegando que teria se confundido e que, na verdade, quis dizer “carvão” ao invés de “caixão”. No entanto, a postura agressiva do vereador já havia sido evidenciada em outras ocasiões, como quando foi condenado a pagar uma multa por disparar contra uma foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Evandro Leitão aproveitou a situação para associar o comportamento de Alberto ao chamado “bolsonarismo”, acusando-o de representar o ódio e a violência associados ao governo do presidente Jair Bolsonaro. O candidato do PT reforçou seu repúdio às declarações do vereador e alertou para os perigos do extremismo político na sociedade.
Inspetor Alberto, por sua vez, continuou com as ofensas nas redes sociais, atacando Leitão com xingamentos e provocações. O clima de animosidade entre os dois candidatos demonstra a tensão política presente nas eleições municipais de Fortaleza. A população aguarda por novos desdobramentos e por uma postura mais civilizada e respeitosa por parte dos envolvidos no processo eleitoral.