Durante seu discurso, Leonardo Dias ressaltou a preocupante situação do estado, que lidera o ranking de amputações de membros em pacientes com diabetes. Segundo o vereador, a falta de insumos essenciais no Sistema Único de Saúde (SUS), como insulina e equipamentos para monitoramento dos níveis de glicose, agrava ainda mais a situação.
“Somos o estado que mais promove amputações em pessoas com diabetes. Pequenas feridas que poderiam ser tratadas na rede básica acabam evoluindo para casos mais graves por falta de diagnóstico e acompanhamento adequado. Com a atual dificuldade de acesso aos recursos no SUS, muitos pacientes acabam precisando passar por amputações,” declarou o vereador.
Leonardo Dias enfatizou a urgência na implementação da lei que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) em Maceió. Desenvolvida em colaboração com o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Dr. Guilherme Pitta, a legislação visa prevenir, diagnosticar precocemente, tratar e reabilitar pacientes com pé diabético.
Além disso, a nova lei prevê a realização de um curso de capacitação prática para os profissionais de saúde da Atenção Básica, com foco em identificar e tratar feridas em pacientes diabéticos. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão preparadas para atender os primeiros sinais de complicações, enquanto as Unidades de Referência à Saúde (URS) estarão capacitadas para lidar com casos mais graves e encaminhar os pacientes rapidamente a leitos hospitalares, visando reduzir as taxas de amputação.
“É crucial que o Município coloque essa lei em prática. As mudanças foram discutidas e aprimoradas com a colaboração do Dr. Guilherme Pitta, renomado cirurgião vascular de Alagoas, que teve um papel fundamental na elaboração do projeto,” ressaltou o vereador em sua intervenção na Câmara Municipal.