Em um vídeo assertivo e direto, Thiago Prado se dirige aos homens, destacando que a vestimenta de uma mulher não é um convite e os faz refletir sobre como se sentiriam se uma mulher de suas famílias fosse vítima de assédio.
“É comum vermos campanhas de conscientização sobre o assédio focadas nas mulheres, mas é fundamental falar diretamente com os homens. Precisamos ser firmes ao abordá-los para que cessem essa prática, que infelizmente tende a aumentar em períodos festivos, principalmente no Carnaval”, ressalta o vereador.
Os dados da Agência Brasil revelam que metade das mulheres brasileiras já foram vítimas de assédio sexual durante as festividades, e 73% delas temem enfrentar tais situações pela primeira vez ou novamente.
“Roupa não é convite, não há espaço para ‘mão boba’, tocar sem permissão é assédio. Não seja covarde, aprenda a respeitar. Já pensou se a vítima fosse sua mãe ou filha?”, reforça Thiago Prado.
A iniciativa do vereador vem em um momento crucial, em que a discussão sobre o papel dos homens na prevenção do assédio ganha destaque. Com campanhas como essa, a conscientização e a luta contra o assédio ganham força, contribuindo para a criação de um ambiente mais seguro e respeitoso durante as festividades do Carnaval e em todos os momentos da vida cotidiana.