Vereador de Maceió é destaque em congresso internacional com Lei do Atendimento ao Pé Diabético.

O vereador Leonardo Dias (PL) foi destaque no XIII Congresso Endovascular Internacional, que aconteceu no Hotel Jatiúca, em Maceió, durante o último final de semana. O evento é reconhecido como o principal congresso de pesquisas aplicadas na rede básica de saúde e tem como propósito capacitar os profissionais que atuam nessas unidades.

Durante o congresso, a lei de autoria do vereador que estabelece o Programa de Atendimento ao Pé Diabético (PAPE) em Maceió foi enfatizada pelo Dr. Guilherme Pitta, médico e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), especializado no tratamento de feridas em pacientes diabéticos.

O Dr. Pitta elogiou a iniciativa e expressou sua expectativa de que o PAPE, sancionado em setembro, esteja em pleno funcionamento nos próximos meses. A medida é considerada crucial para diminuir as altas taxas de amputações em Alagoas, estado que lidera o ranking de amputações de membros devido a feridas em pacientes diabéticos.

A lei prevê a capacitação dos profissionais da Atenção Básica da rede de saúde municipal, com foco na identificação e tratamento adequado das feridas em pacientes diabéticos. De acordo com Leonardo Dias, o treinamento prático possibilitará o diagnóstico precoce e manejo correto do pé diabético, prevenindo complicações e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Além disso, o coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac, Dr. André Falcão, ressaltou a importância da lei e o trabalho realizado por Leonardo Dias na Câmara Municipal de Maceió. Falcão destacou que é fundamental apoiar políticos que verdadeiramente representam as necessidades da população.

Durante seu pronunciamento, o vereador reafirmou seu compromisso de continuar fiscalizando os equipamentos públicos, uma característica de seu primeiro mandato, mostrando-se determinado em melhorar a saúde pública em Maceió e garantir um tratamento mais rápido e eficaz para os pacientes com pé diabético.

Portanto, a atuação de Leonardo Dias no combate às amputações em decorrência de feridas em pacientes diabéticos é digna de reconhecimento e demonstra o comprometimento do vereador com a saúde da população de Maceió.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo