Vendas de veículos no Brasil têm o maior crescimento mundial em 2024, aponta Anfavea em relatório inédito.

O mercado automotivo brasileiro teve um desempenho excepcional em 2024, com um crescimento de 15% nas vendas de veículos novos em comparação com o ano anterior. Essa informação foi divulgada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta quinta-feira (12). De acordo com os dados do órgão, esse foi o maior crescimento percentual do setor desde 2007.

No total, foram emplacados 2,654 milhões de veículos leves e pesados em 2024, contra 2,312 milhões no ano passado. Além disso, a alta entre o primeiro e o segundo semestre deste ano foi de 32%, demonstrando uma recuperação significativa do setor após os impactos da pandemia.

O Brasil se destacou entre os 10 principais mercados globais de veículos, apresentando o maior crescimento no ano devido ao ciclo de investimento de R$ 180 bilhões anunciado pelas montadoras, o maior da história do setor automotivo brasileiro.

Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, o segundo semestre de 2024 foi fundamental para impulsionar o crescimento do setor, que voltou aos níveis pré-pandemia. O Brasil superou países como Estados Unidos, Alemanha, Índia e China em termos de crescimento do mercado automotivo.

Para o próximo ano, a Anfavea prevê um crescimento de 5,8% nos emplacamentos de veículos leves e 2,1% nos veículos pesados. No entanto, as projeções foram revisadas devido à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa básica de juros do país para 12,25% ao ano.

Além do crescimento nas vendas, a produção de veículos novos também apresentou um bom desempenho em 2024. A alta de 26,2% entre o primeiro e o segundo semestre refletiu na criação de aproximadamente 100 mil novos empregos na cadeia automotiva, diretos e indiretos.

Outro destaque do ano foram as novas tecnologias de propulsão, como os carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in. Os modelos híbridos lideraram as vendas no final do ano, mostrando uma mudança no perfil do consumidor em relação aos veículos elétricos.

Em resumo, o mercado automotivo brasileiro teve um ano de crescimento expressivo em 2024, impulsionado por investimentos, recuperação econômica e mudanças nas preferências dos consumidores. As projeções para 2025 indicam um cenário positivo, apesar dos desafios econômicos e das incertezas do mercado.

Sair da versão mobile