A primeira ocorrência aconteceu na terça-feira, quando o jovem foi flagrado forçando a abertura da porta de um ônibus articulado e quebrou uma das janelas do veículo. O motorista imediatamente alertou as equipes do BRT Seguro, que prontamente conduziram o suspeito à 16ª DP (Barra da Tijuca). O incidente foi registrado como dano ao patrimônio público, e o ônibus precisou ser retirado de operação para reparos.
No dia seguinte, os agentes do programa conseguiram apreender os dois adolescentes, que estavam vandalizando equipamentos do sistema Jaé nas estações Júlia Miguel, Três Pontes e Vila Paciência, também na Zona Oeste. A Central de Monitoramento da Mobi-Rio já havia detectado as atividades suspeitas dos menores no início da semana, e, durante uma ronda eletrônica, sua ação foi novamente sinalizada.
Após serem detidos, os adolescentes foram levados primeiramente à 36ª DP (Santa Cruz) e depois à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), no Centro. Durante os depoimentos, os jovens confessaram que pretendiam furtar cartões do sistema Jaé para revenda. Eles foram autuados por furto e dano ao patrimônio público, enquanto as máquinas danificadas foram retiradas para manutenção.
Desde sua criação em junho de 2021, o programa BRT Seguro já contabiliza mais de 5,3 mil prisões por diversos crimes, incluindo roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual. Com uma equipe de mais de 400 agentes operando diariamente nos corredores Transoeste, Transcarioca, Transbrasil e Transolímpica, a prefeitura relata uma impressionante redução de 90% nos casos de vandalismo nas estações desde a implementação do programa. Essa estatística ressalta a eficácia das ações preventivas e de repressão adotadas para assegurar a integridade do transporte público na cidade.





