Usuário de Crack busca ajuda do Ronda no Bairro para se livrar do vício após gastar dinheiro do Bolsa Família.

A Praça da Faculdade foi o palco de uma cena emocionante nessa terça-feira (5). Um homem de 34 anos, usuário de crack e beneficiário do Bolsa Família, decidiu dar um passo importante em busca de ajuda para se livrar do vício que vinha destruindo sua vida. Ele procurou o Ronda no Bairro, um programa de segurança pública, com o objetivo de iniciar um tratamento e tentar mudar de vida.

O primeiro contato do homem foi com o subtenente Flanaldo, comandante da área Centro, que prontamente acionou a Equipe de Articulação e Mobilização Social para prestar assistência ao usuário.

Ao ser atendido pela assistente social do Ronda no Bairro, o homem demonstrou arrependimento por ter fugido de uma comunidade terapêutica e expressou o desejo de retornar ao tratamento. Segundo a profissional, ele afirmou que não quer mais seguir na mesma vida que vinha levando e entendeu a importância de levar o tratamento a sério para efetuar uma mudança real em sua vida.

Vanessa, a assistente social responsável pelo atendimento, revelou que o homem possui baixa escolaridade e não possui uma profissão. Além disso, ele já foi internado diversas vezes devido ao vício e até mesmo cometeu um crime relacionado às drogas quando era adolescente. Com base nessa conversa, a equipe reforçou a importância do tratamento e o encaminhou para uma comunidade acolhedora.

Após a escuta qualificada e a entrevista, a Equipe Social encaminhou o homem para a Rede Acolhe, uma superintendência da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), e de lá ele foi direcionado a uma das comunidades acolhedoras onde poderá receber o tratamento necessário para superar o vício em crack.

*Com assessoria

Sair da versão mobile