No sábado, dia 25, a imunização estará disponível no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), na Jatiúca; II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, no Poço; e na Unidade de Saúde da Família Vale do Reginaldo, também no Poço. Já no domingo, dia 26, a UVZ estará atendendo no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, e na Unidade Básica de Saúde Osvaldo Brandão Vilela, na Ponta da Terra. O horário de atendimento será das 8h às 17h nos dois dias.
A expectativa é imunizar cerca de 10 mil cães e gatos das regiões ao longo do fim de semana. O chefe especial da UVZ, Dario Guedes, ressalta a importância da campanha abranger todos os animais aptos a se vacinar, garantindo a proteção de toda a população.
Guedes destaca que a campanha visa imunizar todos os animais da cidade, ressaltando que a vacinação teve início nos bairros da parte alta da cidade em novembro e agora se estende para a parte baixa. Ele reforça a importância da vacinação de todos os animais aptos, para garantir a proteção contra a raiva.
Além disso, ele salienta que não é necessário levar documentos para vacinar os animais, apenas que os tutores compareçam com os animais na guia ou na caixa de transporte. No entanto, ele destaca que animais em casos de prenhez avançada, debilitados, com problemas de pele severa, clinicamente comprometidos ou filhotes com menos de 4 meses, não devem ser vacinados.
Após as ações do próximo fim de semana, a campanha continuará atendendo outros bairros de Maceió durante todo o mês de dezembro, encerrando em janeiro de 2024. A raiva é uma zoonose transmitida por um vírus mortal, tanto para humanos quanto para animais, e a vacinação é fundamental para prevenir a doença.