Segundo o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, essa iniciativa tem auxiliado a aumentar a eficiência dos atendimentos, além de ampliar o acesso aos serviços de saúde na capital. Ele ressalta a importância da telemedicina no iuso de saúde e se diz satisfeito com o número de atendimentos alcançados até o momento. Farias acredita que esse é apenas o começo de um projeto que tem dado certo, pois a produtividade está aumentando e, consequentemente, mais pessoas estão sendo atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Até o mês de agosto, foram realizadas 1.190 consultas médicas na Unidade de Telessaúde, sendo que 223 pacientes foram encaminhados para especialistas nas áreas de psiquiatria, oftalmologia, ginecologia, endocrinologia, dermatologia e ortopedia.
Ao chegar na Unidade de Telessaúde, os usuários passam por escutas iniciais e pela triagem de enfermagem, onde recebem o primeiro atendimento com levantamento de informações, dados e orientações sobre a conduta médica adequada para cada caso. Esse atendimento é baseado em protocolos técnicos científicos, o que contribui para uma coordenação do cuidado necessária e para a criação de vínculos entre os profissionais de saúde e os pacientes.
O modelo de atendimento da Unidade de Telessaúde tem sido tão eficiente que deve ser replicado em outras unidades de saúde de Maceió. Os profissionais que atuam nessa unidade são do programa Saúde da Gente e o local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O usuário pode receber a assistência na mesma hora ou agendar o atendimento, após realizar um cadastro na unidade.
Além das teleconsultas realizadas com clínico-geral e pediatra, os moradores do Caetés têm acesso a serviços como citologia, nutrição, fisioterapia, pré-natal, vacinação, coleta de exames laboratoriais e assistência social. Os exames de imagem solicitados durante as consultas são todos agendados pelo Pronto!, outra iniciativa bem-sucedida da Prefeitura de Maceió.
A primeira Unidade Básica em Telessaúde de Maceió tem se mostrado uma importante ferramenta para ampliar o acesso aos serviços de saúde na capital alagoana. Com um modelo misto de atendimentos digitais e presenciais, a unidade já realizou mais de 3.600 atendimentos à população por meio da telemedicina. Os moradores do bairro Benedito Bentes são os grandes beneficiados por essa iniciativa inovadora da Prefeitura de Maceió, que tem como objetivo aumentar a eficiência dos atendimentos e a produtividade no SUS.
De acordo com o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, a telemedicina facilita o acesso da população aos serviços de saúde e acredita-se que o projeto está apenas no início e que ainda há muito a ser alcançado. Até o momento, foram realizadas mais de 1.100 consultas médicas e mais de 200 pacientes foram encaminhados para especialistas em diversas áreas.
Os usuários da Unidade de Telessaúde passam por escutas iniciais e triagem de enfermagem, onde recebem o primeiro atendimento com levantamento de informações e orientação sobre a conduta adequada para cada caso. Esses atendimentos são baseados em protocolos técnicos científicos, o que contribui para a coordenação do cuidado necessário e para a criação de vínculos entre profissionais e pacientes.
O sucesso desse modelo de atendimento já está sendo replicado em outras unidades de saúde de Maceió. Os profissionais que atuam na unidade são do programa Saúde da Gente e o local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os usuários podem receber a assistência na mesma hora ou agendar o atendimento após realizar um cadastro.
Além das teleconsultas com clínico-geral e pediatra, os moradores do bairro Benedito Bentes também têm acesso a serviços como citologia, nutrição, fisioterapia, pré-natal, vacinação, coleta de exames laboratoriais e assistência social. Os exames de imagem solicitados durante as consultas são agendados pelo Pronto!, mais uma iniciativa da Prefeitura de Maceió que tem contribuído para melhorar o acesso à saúde na capital alagoana.