Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância do investimento em educação, ciência e tecnologia como caminho para o desenvolvimento humano e econômico do estado. Além disso, o reitor da Uneal, Odilon Máximo, destacou a relevância do cooperativismo e da economia solidária para o crescimento de Alagoas, revelando a intenção da instituição em formar agentes no campo da economia solidária.
A secretária de Estado do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (Sedics), Alice Beltrão, enfatizou que as aulas do curso serão presenciais e gratuitas, visando consolidar e atualizar o conhecimento dos gestores de cooperativas. Já o secretário executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Júnior, destacou a importância das experiências práticas compartilhadas pelos participantes da pós-graduação.
A aula inaugural foi ministrada pelo professor da Universidade Federal de Alagoas, Cícero Péricles, que abordou o papel do cooperativismo no desenvolvimento econômico do estado. O curso de pós-graduação em Gestão de Cooperativas, realizado pela Uneal em parceria com outras instituições de ensino, tem como objetivo desenvolver uma visão estratégica e crítica sobre a gestão de cooperativas, promovendo práticas compatíveis com o mercado e a responsabilidade socioambiental contemporânea.
Com 36 cursistas, o curso tem a coordenação da professora Ana Carolina Beltrão, do curso de administração pública da Uneal. A proposta é estimular o aprimoramento da gestão e governança das cooperativas, incentivando a geração de renda e o aumento da produção de bens e serviços no estado. A expectativa é que esta seja apenas a primeira de muitas iniciativas que visem fortalecer o setor cooperativista em Alagoas.