As prisões aconteceram em Maribondo e foram conduzidas pelo delegado Thales Araújo. Durante a operação, as autoridades conseguiram capturar os suspeitos de envolvimento no atentado. Conforme o relato da Polícia Civil, Pedrosa conseguiu escapar ileso ao fugir correndo do local e pular o muro de um imóvel nas proximidades. Um homem que estava próximo à bomba de ar do posto foi atingido na perna enquanto tentava se abrigar dentro da loja de conveniência.
Após o ataque, os suspeitos fugiram do local e incendiaram o veículo que usaram para cometer o crime, o qual foi encontrado posteriormente no antigo lixão da cidade de Maribondo. A investigação ainda segue em curso para apurar todos os detalhes e motivações por trás do atentado.
Leopoldo Pedrosa, ex-prefeito de Maribondo, possui um histórico com a Justiça que já lhe rendeu várias detenções. Em fevereiro de 2023, ele foi preso novamente por descumprir as normas do regime semiaberto. Pedrosa havia sido liberado para tratamento contra o uso de drogas, mas foi flagrado participando de eventos públicos, o que levou à sua nova detenção. A prisão foi executada pela Polícia Civil em cumprimento a um mandado expedido pela 16ª Vara da Capital.
O histórico judicial de Pedrosa inclui diversas acusações graves como assassinato, tráfico de drogas, violência doméstica e porte ilegal de arma de fogo. Em 2019, ele foi preso em Arapiraca acusado de homicídio de um corretor de imóveis ocorrido em 2015. No ano seguinte, foi detido em Paripueira após romper sua tornozeleira eletrônica e ser encontrado com uma arma.
Antes da sua prisão em fevereiro, Pedrosa gravou um vídeo ao lado de sua mãe, Leopoldina Amorim, prefeita de Maribondo, que foi amplamente divulgado nas redes sociais. No vídeo, ele relatava que estava sendo preso novamente. Após essa detenção, foi encaminhado ao Presídio de Segurança Máxima em Maceió, onde permanece à disposição da Justiça.
Este novo episódio envolvendo Pedrosa e as recentes prisões dos suspeitos do atentado aumentam ainda mais a complexidade do caso e colocam novamente em evidência os desafios enfrentados pela segurança pública e pela Justiça no estado de Alagoas.