UFAL – Universidade Internacional da Flórida e Laboratório da Ufal firmam parceria para monitorar qualidade da água em Alagoas e estudar contaminantes emergentes.



A cooperação técnica entre a Universidade Internacional da Flórida (FIU) e o Laboratório de Aquicultura e Ecologia Aquática da Ufal promete potencializar as pesquisas sobre a qualidade da água e organismos aquáticos em Alagoas. A parceria, coordenada pela professora Natália Quinete e pelo professor Emerson Soares, resulta da capacitação deste último na FIU e tem como foco o estudo de substâncias perfluoroalquiladas (PFAs), também conhecidas como produtos “químicos eternos”.

Os PFAs são contaminantes sintéticos persistentes, presentes em diversos produtos do dia a dia, como roupas, embalagens e estofados. Apesar de sua nocividade ao meio ambiente, essas substâncias ainda são pouco estudadas. A professora Natália Quinete é especialista no assunto e, segundo o professor Emerson Soares, sua expertise será fundamental para a realização de análises mais completas dos contaminantes presentes no sururu, peixes e ambientes aquáticos alagoanos.

A parceria entre a FIU e a Ufal está prevista para durar até 2026 e promete trazer benefícios tanto para a ciência quanto para a elaboração de políticas públicas. Além disso, possibilitará o intercâmbio de pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado, fortalecendo ainda mais os estudos na área. No final de 2023, a pesquisadora Natália Quinete visitou a Ufal e ministrou uma palestra sobre análise de PFAs em águas superficiais da Flórida.

Natália Soares Quinete é formada em Engenharia Química e atualmente é professora da FIU, com foco em contaminantes emergentes e seus impactos ambientais. Já Emerson Soares, graduado em Engenharia de Pesca, coordena o Laboratório de Aquicultura e Ecologia Aquática da Ufal e tem vasta experiência em biomonitoramento aquático.

Essa parceria promete trazer avanços significativos para as pesquisas sobre qualidade da água e organismos aquáticos em Alagoas, fortalecendo o conhecimento científico e contribuindo para a preservação ambiental.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo