UFAL – Universidade Federal de Alagoas Promove Eventos em Apoio à Amamentação nos Dias 15 e 16 de Agosto



A Unidade Docente Assistencial (UDA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), situada no conjunto Village II, atrás da universidade, está preparando uma série de ações em celebração ao Agosto Dourado. Esse mês é internacionalmente dedicado ao incentivo e à promoção da amamentação. Nos dias 15 e 16 de agosto, a UDA organizará uma programação especial que visa destacar a importância desse ato essencial para a saúde materno-infantil.

A agenda inicia no dia 15 com atividades voltadas para gestantes e puérperas que são atendidas pela UDA. A principal meta dessas ações é fomentar e conscientizar sobre os benefícios e a importância da amamentação tanto para a mãe quanto para o bebê. No dia seguinte, sexta-feira, 16 de agosto, a programação será voltada para os profissionais de saúde. Médicos, enfermeiros, nutricionistas, odontólogos, docentes, técnicos e alunos da Unidade participarão do primeiro curso de Manejo Clínico da Amamentação.

Essa iniciativa da UDA está alinhada com o apelo da Aliança Mundial para Ação em Amamentação (Waba), uma rede global dedicada à defesa e promoção do aleitamento materno. Em agosto, também conhecido como Agosto Dourado, a Waba realiza a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), cujo tema deste ano é “Amamentação: Apoie em todas as situações”. O objetivo é destacar a importância da amamentação e reduzir as desigualdades que existem na sociedade em relação ao acesso a esse direito.

A UDA, denominada oficialmente de Unidade de Docência Assistencial Gilberto de Macedo da Ufal, desempenha um papel vital tanto na assistência comunitária quanto na formação acadêmica. A unidade não só oferece suporte à população circunvizinha, mas também serve como um ambiente de aprendizado prático para alunos de graduação e pós-graduação, funcionando como um modelo de atendimento baseado nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

A gestão da UDA é compartilhada entre a Faculdade de Medicina da Ufal e a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió. Esta colaboração é fundamental para garantir que os serviços prestados sejam de alta qualidade e atendam às necessidades da comunidade, ao mesmo tempo em que proporcionam uma formação completa e prática para os futuros profissionais de saúde.

Para mais informações sobre as ações e a programação do Agosto Dourado na UDA, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (82) 3214-1756.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo