O principal objetivo desse programa é estimular o interesse de meninas na carreira científico-tecnológica, possibilitando a participação delas em trabalhos na área de Química. Entre as selecionadas, três são alunas do 2° ano do ensino médio e duas são professoras da rede pública de Alagoas.
Simoni Meneghetti, professora e membro do GCAR, ressaltou a importância de incluir as mulheres nesse campo, enfatizando a necessidade do olhar feminino para resolver desafios da sociedade. Ela destacou que as professoras serão fundamentais para garantir que essa inclusão seja efetiva e promova o desenvolvimento das participantes.
Durante o mês de janeiro, as selecionadas participaram de imersões nos laboratórios, trabalhando no projeto intitulado Mundo da Oleoquímica: do laboratório ao dia a dia. Maria Eduarda, uma das estudantes, expressou sua empolgação em participar do programa e como isso está influenciando sua escolha de carreira na área de farmácia.
Outra participante animada com a experiência foi Clévia, que este ano terá que decidir sua profissão. Ela ressaltou o acesso a materiais e instrumentos de laboratório como fatores que aumentaram seu interesse pela área de química ou física.
Ao final do período de práticas, os pesquisadores-orientadores enviarão um relatório de avaliação dos projetos desenvolvidos pelas estudantes e professoras. A seleção para o programa contemplou diversos grupos, como mulheres negras, indígenas, trans e travestis, além de candidatas com deficiência.
O GCAR, responsável pelo projeto, conta com uma equipe de professores, coordenados por Janaína Heberle Bortoluzzi, e monitores, compostos por alunos de graduação e pós-graduação do grupo, que participaram ativamente das atividades.
O Programa Futuras Cientistas, criado pelo Cetene e coordenado pela professora Giovanna Machado, teve início em três estados do Nordeste e expandiu sua atuação para todo o Brasil, contemplando os Estados e o Distrito Federal. Com 90 projetos inscritos, foram oferecidas 470 vagas, concedendo uma bolsa auxílio e um kit de insumos básicos para as participantes desenvolverem suas atividades nos laboratórios.
Ao longo dos anos, o programa tem obtido resultados positivos, com grande parte das participantes sendo aprovadas no vestibular e escolhendo cursos nas áreas de ciências e tecnologia. Essa iniciativa representa um importante passo na promoção da inclusão de mulheres na ciência e no estímulo ao interesse de jovens pela pesquisa e tecnologia.