UFAL – Universidade Federal de Alagoas lidera festividades do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em parceria com Fundação Cultural Palmares.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), se destaca como parceira fundamental na organização das festividades em celebração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, que neste ano terá a inédita conotação de feriado nacional. O evento está sendo realizado em conjunto com a Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, e com o Governo do Estado de Alagoas. As atividades estão previstas para acontecer entre os dias 20 e 23 de novembro, tanto na histórica Serra da Barriga, localizada em União dos Palmares, quanto no Campus A.C. Simões, em Maceió.

Uma das atrações mais aguardadas é a tradicional subida à Serra da Barriga no dia 20 de novembro, com um início marcado para às 8h50. Durante a celebração, estão programadas apresentações culturais, shows artísticos e performances de grupos de capoeira no Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Já nos dias 21 e 22, o auditório da Reitoria receberá o seminário “Diálogos Palmarinos”, a partir das 8h30. Para encerrar com chave de ouro, no dia 23 de novembro, está prevista uma cerimônia solene na Serra da Barriga, com a presença confirmada das ministras da Cultura, Margareth Menezes, e dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo.

Em relação à logística para a subida à Serra da Barriga, o coordenador do Neabi da Ufal, Danilo Marques, esclarece que neste ano não serão permitidos ônibus grandes, por questões de segurança e trânsito. Contudo, vans e micro-ônibus terão livre acesso. Além disso, será disponibilizado um micro-ônibus específico para o transporte das pessoas interessadas em subir a serra, com uma taxa de 7 reais por viagem.

Para mais detalhes sobre a programação completa do evento, basta acessar o link disponível no site oficial da Fundação Cultural Palmares.

Sair da versão mobile