UFAL – Universidade Federal de Alagoas celebra avanços e ações de 15 anos do Grupequi em evento cinematográfico.



Na última quarta-feira, o cinema Arte Pajuçara foi palco das comemorações dos 4 anos do Programa de Apoio aos Animais e dos 15 anos do Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos e Saúde Integrativa (Grupequi) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento contou com a exibição de um documentário que apresentou os avanços do programa, que se consolidou como uma das principais iniciativas de combate ao abandono de animais em áreas urbanas da América Latina.

Ao longo dos anos, o Grupequi vem desenvolvendo ações inovadoras de pesquisa e extensão, envolvendo temas transdisciplinares como bem-estar animal, sustentabilidade, terapias integrativas, desenvolvimento de produtos farmacológicos, entre outros. Segundo o professor Pierre Barnabé, idealizador e coordenador do grupo, o Grupequi se tornou um programa institucional de relevância internacional, com projetos que ultrapassam os limites da universidade e impactam positivamente a sociedade.

Um dos destaques do evento foi o Programa de Apoio aos Animais, uma iniciativa da Ufal em parceria com a Fundepes e a Braskem, que atua no cuidado de animais de famílias afetadas pela subsidência em Maceió. Com mais de 8 mil pets atendidos, 9,2 mil vacinas aplicadas, 5,1 mil castrações e 7,2 mil consultas veterinárias, o programa tem se dedicado a oferecer assistência aos animais e conscientizar a comunidade sobre a importância do cuidado responsável.

Além disso, o Grupequi também se destaca pelo projeto Carroceiro VET Legal, que oferece atendimento veterinário aos equídeos de carroceiros em Alagoas, visando melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores e seus animais. O grupo também tem contribuído com a construção de políticas públicas, como o Programa Nacional de Controle Populacional Ético de Cães e Gatos no Ministério do Meio Ambiente, e promove a conscientização e combate aos maus tratos animais.

Entre suas iniciativas, o Grupequi implantou o modelo Pet Friendly Company na empresa Origem, criou o Projeto Origem Pet e colaborou na implantação do Projeto IFANIMAL. Além disso, na área acadêmica, o grupo possui 10 mestrados em Ciência Animal e 10 trabalhos de conclusão de curso de Medicina Veterinária e Zootecnia em 2024, contribuindo significativamente para a formação de profissionais da área.

Com todas essas ações e conquistas, o Grupequi se consolida como um exemplo de sucesso na promoção do bem-estar animal e na integração da saúde única, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com o cuidado com os animais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo