UFAL – Universidade Federal de Alagoas busca parcerias com a China em Educação, Tecnologia e Inovação em encontro com diplomata chinês



A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi palco de um importante encontro nesta quarta-feira (04), que reuniu diretores de diversos institutos, coordenadores e pesquisadores de laboratórios, além do ministro conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Jia Chen, e sua comitiva. O objetivo do encontro foi discutir possíveis parcerias em soluções relacionadas à Educação, Tecnologia e Inovação.

O evento contou com a presença do deputado estadual Ronaldo Medeiros, responsável pela condução das atividades da comitiva chinesa em Alagoas, do reitor Josealdo Tonholo, da vice-reitora Eliane Cavalcanti, gestores e professores da Universidade. O reitor Tonholo ressaltou a importância da reaproximação entre Brasil e China desde 2023 e destacou a necessidade de colaboração e compartilhamento em diversas áreas.

Durante a reunião, foi apresentado um panorama geral da atuação da Ufal ao Embaixador, ressaltando os importantes eixos acadêmicos, de pesquisa e desenvolvimento, além do impacto socioeconômico da Universidade no Estado. Os coordenadores de projetos e laboratórios da instituição apresentaram soluções desenvolvidas nas áreas de Tecnologia, Óleo e Gás e Educação.

O pesquisador Davi Bibiano, do Centro de Inovação Edge e diretor do Instituto de Computação da Ufal, destacou as soluções desenvolvidas pelo ICT, como projetos em parceria com multinacionais chinesas. Ele ressaltou a importância do contato com a China para o desenvolvimento de tecnologia e novas parcerias.

O ministro Jia Chen expressou satisfação em conhecer a Ufal e os projetos em andamento, ressaltando a importância da cooperação entre os países nas áreas de Educação e Tecnologia. Ele enfatizou o desejo de fortalecer as conexões estabelecidas durante a visita e indicou a possibilidade de retornar para futuras colaborações.

O encontro foi marcado pela troca de experiências e pela abertura de novas possibilidades de cooperação entre a Ufal e a China, destacando o potencial de crescimento mútuo e de avanços tecnológicos e educacionais para ambas as partes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo