A programação terá início na quinta-feira, dia 16, com a solenidade de abertura e a palestra “O que é e o que não é Saúde Única?”. Em seguida, serão realizadas duas mesas-redondas, uma sobre a Esquistossomose em Alagoas e outra sobre a Esporotricose. O dia encerra com as palestras “Vírus emergentes, pandemias e endemias” e “A extensão universitária como instrumento de divulgação científica na Saúde Única”.
No segundo dia do evento, sexta-feira, os participantes poderão acompanhar discussões sobre pesquisa e pós-graduação em saúde única, controle de animais errantes em centros urbanos, segurança alimentar, poluição e experiências em saúde única.
Todas as atividades serão realizadas no Centro de Inovação do Jaraguá, ressaltando a importância da integração entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento para superar as barreiras que separam essas áreas e promover respostas mais eficientes para a promoção da saúde global.
A Saúde Única é uma iniciativa global que enfatiza a relação indissociável entre a saúde animal, vegetal, humana e ambiental. Segundo o professor Muller Ribeiro, coordenador do evento, é fundamental uma abordagem transdisciplinar para garantir a segurança alimentar, reduzir os riscos de zoonoses e contaminação ambiental, além de eliminar outras ameaças à saúde na interface entre humanos, animais, plantas e ecossistemas.
Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no perfil @ssua.2023 no Instagram. Não deixe de participar dessa oportunidade de conhecer e discutir sobre a Saúde Única, um conceito fundamental para a promoção de um ambiente saudável e equilibrado.