O Fórum é uma tradição na Ufal e reconhece e premia as melhores práticas em compras e licitações, valorizando o trabalho dos servidores e comissões envolvidos. A programação incluiu palestras e dinâmicas com foco no aprimoramento dos processos de compras públicas, com destaque para as apresentações do professor Abimael Costa, que abordou os desafios na gestão de compras em instituições públicas, e de Ricardo Oliveira, que compartilhou suas experiências na Universidade de Brasília (UNB).
Ao todo, foram concedidos prêmios em 13 categorias, que refletiram as várias áreas de atuação nos processos de compras da Ufal, como por exemplo “Melhor formalização de demanda”, “Pesquisa de preços mais assertiva” e “Fornecedor ME/EPP alagoano destaque”. Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a premiação da Comissão de Equipamentos e Materiais de TIC do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Ufal, que recebeu o 1º lugar na categoria “Pregão de maior sucesso na área de TIC”, demonstrando excelência nos processos licitatórios.
O Fórum contou com a participação de servidores de diversos setores e campi da Ufal, além da presença de especialistas renomados como o decano de administração da UNB, professor Abimael Costa, o diretor de compras da UNB, Ricardo Oliveira, o superintendente do Sebrae/AL, Vinícius Lages e o reitor da Ufal, professor Josealdo Tonholo.
Criado em 2021, o Fórum tem se mostrado essencial para a contínua capacitação dos servidores envolvidos em aquisições e contratações, buscando sempre o aprimoramento técnico e a valorização dos profissionais da universidade. Este ano, o evento foi finalista na categoria Melhor Programa de Capacitação em Compras Públicas do Prêmio 19 de Março, o que reforça seu valor e reconhecimento a nível nacional.
Dessa forma, o 3º Fórum de Compras e Licitações reafirma o compromisso da Ufal com a excelência, inovação e eficiência em suas práticas administrativas, promovendo o desenvolvimento contínuo e aprimoramento nos processos de compras públicas. A instituição se destaca mais uma vez como referência no setor, demonstrando seu compromisso com a qualidade e a transparência em suas ações.