UFAL – Ufal promove 1º Simpósio Nacional de Unidades Docentes Assistenciais e 2º Simpósio Brasileiro de Atenção Primária à Saúde em Maceió.

Nos próximos dias 18 a 20 de setembro, a cidade de Maceió sediará o 1º Simpósio Nacional de Unidades Docentes Assistenciais da Atenção Básica e o 2º Simpósio Brasileiro de Atenção Primária à Saúde. Os eventos, que acontecerão simultaneamente no Hotel Ritz Lagoa da Anta, são promovidos pelo Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Com uma programação repleta de renomados conferencistas nacionais, ocupando cargos estratégicos na gestão, serviços de saúde e educação superior, as expectativas para os simpósios são altas. O secretário de atenção primária à saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, a secretária de gestão do trabalho e da educação na saúde do Ministério da Saúde, Isabela Cardoso, e outros profissionais influentes no setor marcarão presença nos painéis e mesas redondas do evento.

Além das palestras, o público poderá participar de oficinas e mesas redondas que promovem a interação e colaboração entre os participantes. O foco é estimular o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre profissionais e pesquisadores atuantes na Atenção Primária em Saúde (APS), estimulando uma reflexão crítica sobre os processos envolvidos na atenção, formação, educação e gestão em saúde.

Os organizadores enfatizam que os simpósios têm uma abrangência nacional e contam com a parceria de doze Instituições de Ensino Superior (IES) que integram a rede nacional do ProfSaúde. Segundo a professora Josineide Sampaio, a realização dos eventos é uma oportunidade única para discutir temas relacionados à saúde sob a perspectiva da APS, destacando a importância da Estratégia de Saúde da Família no contexto da atenção à saúde no Brasil e a rede ProfSaúde como um instrumento fundamental para capacitar profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as instituições parceiras estão a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade Federal de Rondônia (Unir), a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e outras renomadas universidades do país. Para conferir a programação completa dos eventos, os interessados podem acessar o site oficial.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo