Essas vagas serão distribuídas entre os 109 cursos de graduação presenciais oferecidos nos diferentes campi da instituição, localizados tanto em Maceió quanto no interior de Alagoas. O anúncio foi feito pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) por meio do Termo de Adesão ao Sisu.
Em relação ao calendário, a Ufal esclarece que em 2024 haverá apenas uma edição do Sisu. A data oficial para o período de inscrições ainda não foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), porém, a expectativa é que o processo se inicie no início do ano. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos e acompanhar as atualizações no site da Copeve/Ufal.
Além disso, a divulgação das notas do Enem 2023 está prevista para o dia 16 de janeiro de 2024. Com base nisso, a Ufal estima que a primeira chamada já esteja finalizada entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira quinzena de fevereiro.
Uma novidade para a próxima edição do Sisu é a atualização da lei de cotas, nº 12.711/2012, que passa a incluir a demanda de quilombolas como beneficiários da reserva de vagas. Além disso, houve uma redução no valor da renda familiar que precisa ser comprovada para os candidatos que concorrem às demandas de baixa renda.
Em relação aos critérios de participação, poderão se candidatar a uma das vagas ofertadas pela Ufal os candidatos que participaram do Enem 2023, desde que não tenham zerado a prova de redação. Além disso, é necessário apresentar o certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente no momento da pré-matrícula.
Até o dia 16 de janeiro, a Ufal irá publicar um edital na página da Copeve com mais informações sobre o preenchimento das vagas. Este documento vai conter orientações sobre como se inscrever, realizar matrículas e quais documentos cada candidato precisa enviar e comprovar.
