UFAL – Ufal marca presença no 20º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, debatendo políticas públicas e qualidade na EaD

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) teve uma participação significativa na 20ª edição do Congresso Brasileiro de Ensino Superior à Distância (Esud) e o 9º Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (Ciedsud), com o tema “Educação a Distância: Políticas Públicas, Gestão, Governança e Qualidade”. O evento, que aconteceu entre os dias 23 e 27 de outubro na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, reuniu especialistas para debater diversas temáticas relacionadas ao Ensino Superior, com foco especial na modalidade a distância (EaD).

Um dos destaques da participação da Ufal foi a presença do professor Amauri Barros, pró-reitor de graduação, que apresentou um artigo desenvolvido em parceria com a servidora Lucineide Souza, da Prograd. O artigo, intitulado “Onde está a Matemática?”, foi fruto das experiências vivenciadas na turma de Letras do Pril/Campus do Sertão, e representou a culminância da disciplina Noções Básicas de Matemática e Estatística ministrada no primeiro semestre do ano letivo de 2022.

Além da apresentação do artigo, o pró-reitor participou de painéis temáticos, palestras, minicursos e oficinas em trilhas de seu interesse, como Avaliação Formativa em Contextos de Educação online e Tecnologias Assistivas na Educação Superior. Amauri Barros destacou a importância do evento como um momento para conhecer experiências nacionais e internacionais e enxergar o horizonte das políticas educacionais.

A equipe da Cied também marcou presença no evento, com a participação da professora Natallya Levino, coordenadora adjunta da UAB, e a administradora Camila Karla da Silva, vice-coordenadora da Cied. Durante o Esud/Ciesud, aconteceu também uma reunião do Fórum de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (ForUAB), que discutiu ações para a melhoria da EaD, como o debate sobre evasão e procedimentos para fomento, além de dúvidas sobre o edital 25/2023, que articula novas vagas em cursos da UAB para os próximos dois anos.

Na reunião do ForUAB, também foi analisado o novo regimento do fórum, e realizadas oficinas sobre o financiamento dos cursos UAB, conduzidas por servidores da Diretoria de Educação a Distância da Capes. A professora Natallya Levino ressaltou a importância do evento para a troca de experiências, networks e atualização de boas práticas relacionadas à EaD.

O Esud/Ciesud e o ForUAB reuniram coordenadores da UAB, coordenadores de polos e representantes da UAB de todo o Brasil, reafirmando o valor crescente da EaD nas universidades públicas. Este evento foi um marco para a educação a distância no país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo