UFAL – Ufal lança “Relatório das Transmissões de Futebóis 2012-2024” em parceria com Intervozes em evento em São Paulo.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) marcou presença na sede do Intervozes em São Paulo nesta quinta-feira (21) às 19h, para o lançamento do “Relatório das Transmissões de Futebóis 2012-2024”, realizado pelo grupo de pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação (Cepcom). Este relatório, resultado da primeira pesquisa coletiva dedicada ao levantamento das transmissões de futebol profissional masculino e feminino no Brasil, contou com a participação do professor Anderson Santos da Ufal e Iago Vernek do Intervozes, juntamente com outros profissionais do campo.

A parceria entre Ufal e Intervozes, por meio do Coletivo Brasil de Comunicação Social, também foi destacada em São Cristóvão-SE, durante o 10º Encontro Nacional da Ulepicc-Brasil. O lançamento do relatório também incluiu uma roda de conversa sobre as exibições de futebol no país, realizada no auditório do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Os lançamentos do relatório fazem parte da Caravana do Intervozes, que está percorrendo vários estados do Brasil para a divulgação de publicações deste ano. O professor Anderson Santos ressaltou a importância do relatório e do Observatório dos Direitos de Transmissão de Futebóis, criado em 2023 pelo Cepcom e Intervozes. Este observatório tem como objetivo ser um espaço unificador de descrição, análise, debate e pesquisas em rede sobre as dinâmicas do campo social do futebol profissional, especialmente no que se refere à sua apropriação midiática.

O relatório digital estará disponível no site do Observatório das Transmissões de Futebóis (observatoriodefutebois.com.br), para consulta e acesso ao público interessado. A iniciativa demonstra o compromisso da Ufal e do Intervozes em promover o debate e a análise sobre a relação entre o futebol, a mídia e a sociedade, contribuindo para um maior entendimento das práticas de transmissão esportiva no país.

Sair da versão mobile